• Andre Luis Gasques

Devemos aprender com Erros e Acertos

Updated: Apr 1, 2021



Devemos usar a experiência do fracasso para ser a alavanca para o seu sucesso.

Muitos pesquisadores vêm estudando os efeitos do sucesso e fracasso em indústrias e comércio.

As pesquisas realizadas junto às organizações vêm observando os efeitos do sucesso e fracasso na performance dos indivíduos. Esses estudos têm por princípio separar os dois grupos (sucesso e fracasso) e analisar os efeitos dessas experiências no desempenho do empreendimento.

As análises retratam que as empresas aprendem mais com as falhas do que com os acertos. Isso porque o conhecimento obtido pelo fracasso é mais duradouro do que o aprendido pelo sucesso. Relatam que as experiências tidas como “fracassos” influenciam de forma efetiva sobre o que se deve absorver de aprendizado para melhorar a performance do empreendimento como um todo.




Ou seja, pessoas que erram mais, aprendem mais. Por isso, quando errar, não se desespere. Aprenda com os seus erros e também com o dos outros, pois é uma atitude inteligente não passar pelas mesmas experiências que não deram certo.

Nesse aspecto, é importante lembrar sobre a invenção da lâmpada elétrica por Thomas Edison. Ele fez mais de 700 experimentos infrutíferos por vários anos. Um belo dia, um de seus auxiliares, já bem desanimado com a quantidade de experiências fracassadas, sugeriu a Edison que desistisse de futuras tentativas, porque, depois de 700 testes, não havia avançado um só passo. Foi quando ele respondeu:

“O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?”.

Edison pensava positivamente. Este é o segredo dos seus maiores feitos. Em 1879, aos 32 anos, Thomas Edison concluiu a invenção da lâmpada elétrica, depois de realizar 1.200 tentativas.

Certa vez, ele disse:“Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”.




Thomas Edison inventou diversos equipamentos, que somam 1.033 patentes, entre elas: regulador de corrente para máquinas elétricas, distribuidor subterrâneo de energia, válvula que foi a precursora das válvulas de rádio, acumulador de energia (bateria), a lâmpada incandescente, etc.

Para cada invenção, foram várias experiências infrutíferas até chegar no sucesso. LEMBREMOS DISSO.


No E-book“O Poder do Pai Nosso, para Prosperar e ter Saúde” você aprende como Jesus transformou a humanidade com uma simples oração usada no mundo todo, dando um recurso importante para as horas difíceis da vida de cada um. Nesse e-book você encontra algumas fórmulas para transformar a sua vida e das pessoas ao seu redor:

  1. Como construir um novo roteiro para sua vida;

  2. Como enfrentar as circunstâncias da vida com uma postura mental e emocional positiva;

  3. Como focar naquilo que deseja de bom;

  4. Como viver em harmonia com tudo e todos.

7 views0 comments